APRESENTAÇÃO

A Quinta de Santa Marinha, em Sabadim, Arcos de Valdevez, produz vinhos das duas melhores castas de uvas espalhadas pelo mundo – Chardonnay e Merlot

Havia um aglomerado de campos e leiras a que os locais chamavam a quinta do Vale. Era dividido ao meio pelo caminho público que a estrada hoje substitui. Acabou por ser partido em duas partes. Hoje a quinta de Santa Marinha é a parte onde se encontra implantada a Capela da Santa que lhe deu o novo nome.

Esta quinta sempre produziu vinhos brancos e tintos. Não seria difícil de encontrar na velha quinta, hoje magnificamente remodelada e moderna, castas como Loureiro, Trajadura e Arinto – brancos – e Borraçal, Espadeiro e Pical Pôlho – tintos – entre outras. A qualidade dos seus vinhos, à época, era tal que vinham comprá-los de Paredes de Coura. O seu transporte era feito, montanha acima, em odres feitos de pele de cabra, às costas de possantes mulas.

Hoje, a quinta de Santa Marinha, em Sabadim, Arcos de Valdevez, produz vinhos das duas melhores castas de uvas espalhadas pelo mundo – chardonnay e merlot.

A Chardonnay (que não é vinho Verde) teve a sua origem na região Francesa de Borgonha, é a rainha das uvas brancas e uma das castas preferidas para a produção de champagne pela sua elegância, intensidade, aroma e complexidade que confere ao vinho. Uva de pele verde, produz vinhos brancos ricos em sabores e aromas de frutos tropicais, de pêssego, maçã verde, limão, melão e pêra evidenciando-se os aromas das frutas cítricas quando plantada em climas mais frios, como é, relativamente, o caso de Santa Marinha, Sabadim, Arcos de Valdevez. O terroir é o grande aliado desta excelente casta pois em cada região confere-lhe características diferentes e próprias. As vindimas são geralmente feitas em Agosto. O grau alcoólico deste vinho pode atingir 14% no máximo e 12,5% no mínimo.

O Chardonnay Ânfora de Stª Marinha pode conservar-se, sem qualquer problema, durante 5 ou mais anos mantendo as suas excelentes qualidades em perfeitíssimas condições se guardado em local apropriado.

O Chardonnay é ideal como aperitivo entre amigos. Harmoniza muito bem com queijos e com pratos de aves confeccionadas com açafrão, alecrim ou caril. Com peixes, principalmente, salmão e tainha do mar. Com lagosta e massas com molhos brancos, cremosos e à base de queijo.

A Merlot (que não é vinho Verde) teve a sua origem em Bordéus. A palavra “merlot” significa “petit merle”, ou pequeno melro. A origem do nome desta casta está provavelmente relacionada com a cor preto azulada das uvas maduras e a cor negra dos melros. É uma casta que se adapta muito bem a climas mais frios e a lugares com solos áridos, argilosos e até rochosos. As vindimas desta casta são realizadas em Setembro. O seu grau alcoólico ronda geralmente os 13%.

O Merlot Ânfora de Sta Marinha conserva-se, sem perder qualquer das suas qualidades e características, durante 8 ou mais anos, se guardado em local apropriado.

A característica principal do Merlot é a sua elegância e frescura. Os aromas típicos de um vinho Merlot são os frutos silvestres e os aromas de cereja, ameixa, figo, rosas e violetas, entre muitos outros. Os Merlot produzidos em climas frios costumam ser um pouco mais estruturados, com uma presença um pouco maior de taninos.

O vinho Merlot harmoniza muito bem com carnes de vaca, fumeiros, bacalhau e cordeiro. E também com grande variedade de queijos.

A Quinta Sta Marinha oferece casa de férias com piscina, wi-fi, e todos os requisitos modernos para umas férias tranquilas e inesquecíveis num ambiente rural e familiar. Organiza visitas aos vinhedos assim como provas de vinhos e de vários outros produtos regionais locais.

Bonum vinum laetificat cor hominis
Bom vinho alegra o coração do homem

MORADA

Quinta de Santa Marinha – Sabadim
4970 -383 Arcos de Valdevez

GPS

41°54’38,16’’ N | 8°27’50,61’’ W

VISITÁVEL

Sim, mediante marcação prévia

REPRESENTANTE

António Joaquim Rodrigues

ENÓLOGO

António Rodrigues

E-MAIL

santamarinha1@sapo.pt

TELEFONE

+351 965 138 815

FACEBOOK

Quinta de Santa Marinha

⋅ apresentação da quinta ⋅

⋅ os vinhos ⋅