APRESENTAÇÃO

Adoptámos o nome Paço Velho porque pretendemos manter vivo um pedaço do património imaterial desta terra: ainda antes da independência, existia aqui um Paço, para onde o rei Bermudo II – rei da Galiza e de Leão – se deslocava com frequência, sobretudo para caçar.

O vinho Paço Velho é produzido com uvas colhidas numa propriedade situada no lugar de Paço Velho, freguesia de Paçô, em Arcos de Valdevez, com cerca de oito hectares, três dos quais destinados à produção de uvas: dois hectares destinam-se a uvas de casta Loureiro e um hectare a uvas de casta Vinhão. Em 2017, ampliámos a nossa produção em mais um hectare.

A propriedade está disposta em socalcos com exposição a sul – sudoeste, com um tipo de solo granítico, franco arenoso. Estas características sugeriam-nos os bons vinhos que agora produzimos: vinho loureiro e vinho vinhão. O primeiro é um vinho jovem, floral e frutado, que envelhece bem; e o segundo é um vinho tânico, perfumado, que exala fruta vermelha agridoce e suculenta. Em ambos os casos, utilizamos processos de vinificação minimalistas, de modo a preservar as características típicas destas castas, que se dão muito bem nesta sub-região e de modo, também, a preservar a saúde e o bem-estar dos nossos consumidores.

Estamos em modo de Produção Integrada, utilizamos, portanto, práticas agrícolas e enológicas amigas do ambiente e do consumidor. Em Paço Velho, a qualidade é a nossa primeira prioridade, que começa no tipo de poda que praticamos, seguida da rigorosa selecção das uvas, na vindima, e numa vinificação rigorosa. Fazemos fermentações longas, a temperaturas baixas e estágio em borras finas, por um período nunca inferior a quatro meses.

MORADA

Travassos, Cx.16 – Oliveira
4970-225 Arcos de Valdevez

GPS

41°82’09,5’’ N | 8°40’35,7’’ W

VISITÁVEL

Sim, mediante marcação prévia

REPRESENTANTE

Francisco Alpoim

ENÓLOGO

Astride Rodrigues

E-MAIL

vinhopvelho@sapo.pt

TELEFONE

+351 965 487 985

⋅ apresentação da quinta ⋅

⋅ os vinhos ⋅