APRESENTAÇÃO

O vinho CASA DA SENRA é produzido pela Quinta dos Abrigueiros no vale do rio Lima, entre as vilas de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.

No século XVII, o Senhor da Casa da Senra, Tristão de Azevedo de Araújo “Leonês”, já produzia este vinho nas suas terras. Este era exportado pelo porto de Viana do Castelo para os países do Norte da Europa. Parte dessas terras é a Quinta dos Abrigueiros.

Hoje, a 10ª geração, liderada por Paulo Pimenta de Castro Damásio, ampliou a plantação do vinhedo no sistema de condução cordão simples, elegendo a casta rainha autóctone da sub-região – Loureiro.

Apesar de agora estar plantada em grande parte da região dos Vinhos Verdes, a casta Loureiro parece ter origem no Vale do Lima e é claramente aí que as suas características melhor se manifestam.

“Loureiro” significa “louro” que remete para a cor dourada e das folhas de louro que exalam um perfume especial. Na antiguidade clássica a “coroa de louros” simbolizava a glória e distinção, o que se adequa perfeitamente com as características da casta!

A Quinta dos Abrigueiros tem vindo a aumentar a produção ao longo dos anos, tal como a investir no melhoramento das novas tecnologias de vinificação. Esta faz-se em adega própria onde se procura realçar a frescura e aroma das massas vínicas, obtendo-se um vinho de aroma frutado e de sabor fresco típico da casta Loureiro.

MORADA

Quinta dos Abrigueiros – Jolda Madalena
4970-205 Arcos de Valdevez

GPS

41°48’10,72” N | 8°29’59,74” W

VISITÁVEL

Sim, mediante marcação prévia

REPRESENTANTE

Paulo Damásio

ENÓLOGO

António Sousa

⋅ apresentação da quinta ⋅

⋅ os vinhos ⋅